Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inovação, Tecnovates

Univates participa de programa nacional de qualificação em gestão de parques tecnológicos

Por Lucas George Wendt

Postado em 20/06/2025 12:58:53


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de sua gestora do Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Cristiani Reimers, participou do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O primeiro módulo do curso teve início nos dias 11 e 12 de junho, no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande (PB).

Com três etapas presenciais, o programa tem como objetivo capacitar profissionais que atuam em ambientes de inovação, com foco em temas estratégicos da gestão de parques tecnológicos. A formação abrange 60 horas de atividades e contempla aspectos como políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), governança colaborativa (Triple Helix e suas evoluções), modelagem jurídica e administrativa, portfólio de serviços, inteligência artificial na gestão e estratégias de atração de empresas.

“Estávamos sentindo falta de uma formação específica para gestores de parques, principalmente diante do crescimento dos ecossistemas de inovação e da chegada de novos profissionais. O programa também responde à complexidade crescente da atuação dos parques já consolidados”, explicou Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec e diretora do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), durante a abertura do curso.

Selecionada entre quase 100 inscritos, Cristiani Reimers representa o Tecnovates – na formação, juntamente com outros 52 participantes de diversas regiões do país. A ação reforça o compromisso, tanto da Univates, quanto da Anprotec com a qualificação de seus gestores e o fortalecimento da inovação regional, também por meio da participação na REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, que reúne parques e incubadoras do Rio Grande do Sul.

Conteúdos e desafios reais

A metodologia do programa baseia-se na abordagem Challenge-Based Learning, em que os participantes são instigados a propor soluções para desafios reais enfrentados na gestão de ambientes de inovação, sempre com ênfase na aplicação prática de conhecimentos.

No primeiro módulo, o conteúdo abordado incluiu temas como políticas públicas de CT&I, estrutura jurídica e administrativa dos parques, modelos de governança colaborativa (3H, 4H e 5H), e estratégias para impulsionar ecossistemas inovadores regionais. As atividades foram conduzidas por lideranças de instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Sebrae Nacional, a Embrapii e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Reconhecimento e valorização dos parques

Entre os palestrantes convidados desta primeira etapa estiveram nomes como Adriana Ferreira de Faria (tecnoPARQ/Anprotec), Armando Mendes (INPI), Artur Lira (PaqTcPB), Francilene Garcia (Horizontes da Inovação/SBPC), Francisco Saboya (UFPE), Gesil Amarante (Parque Tecnológico do Sul da Bahia/FORTEC), Krishna Aum Faria (Sebrae Nacional), Leandro Balby Marinho (UFCG/Embrapii), Michele Nogueira e Nadja Oliveira (PaqTcPB) e Vitor Donaduzzi (Biopark).

Próximas etapas

O segundo módulo do programa acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no tecnoPARQ, em Viçosa (MG), e o terceiro e último módulo está marcado para os dias 21 e 22 de agosto, no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS). Nestes encontros, os participantes aprofundarão temas como atração e retenção de empresas, comunicação estratégica, redes de colaboração, uso de tecnologias digitais e captação de recursos.

Para Cristiani Reimers, a participação da Univates representa uma oportunidade para fortalecer a atuação do Tecnovates como indutor da inovação regional: “Estar entre os selecionados para o programa é um reconhecimento à relevância do trabalho desenvolvido pelo Tecnovates e também um estímulo para continuarmos investindo em qualificação, conexão e impacto positivo na região.”

Sobre o Tecnovates

O Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico da Univates – atua como articulador de um ecossistema de inovação que envolve empresas, universidade e governo. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, o parque abriga empresas incubadas, residentes e associadas, além de promover programas de apoio a startups, inovação aberta e desenvolvimento de tecnologias.

Com mais de uma década de atuação, o Tecnovates é integrante ativo da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação – e participa de redes nacionais de fomento à inovação e empreendedorismo. A qualificação contínua de sua equipe está alinhada ao compromisso da Univates com a excelência na formação, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável do Vale do Taquari.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar
OSZAR »