A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de sua gestora do Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Cristiani Reimers, participou do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O primeiro módulo do curso teve início nos dias 11 e 12 de junho, no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande (PB).
Com três etapas presenciais, o programa tem como objetivo capacitar profissionais que atuam em ambientes de inovação, com foco em temas estratégicos da gestão de parques tecnológicos. A formação abrange 60 horas de atividades e contempla aspectos como políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), governança colaborativa (Triple Helix e suas evoluções), modelagem jurídica e administrativa, portfólio de serviços, inteligência artificial na gestão e estratégias de atração de empresas.
“Estávamos sentindo falta de uma formação específica para gestores de parques, principalmente diante do crescimento dos ecossistemas de inovação e da chegada de novos profissionais. O programa também responde à complexidade crescente da atuação dos parques já consolidados”, explicou Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec e diretora do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), durante a abertura do curso.
Selecionada entre quase 100 inscritos, Cristiani Reimers representa o Tecnovates – na formação, juntamente com outros 52 participantes de diversas regiões do país. A ação reforça o compromisso, tanto da Univates, quanto da Anprotec com a qualificação de seus gestores e o fortalecimento da inovação regional, também por meio da participação na REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, que reúne parques e incubadoras do Rio Grande do Sul.
Conteúdos e desafios reais
A metodologia do programa baseia-se na abordagem Challenge-Based Learning, em que os participantes são instigados a propor soluções para desafios reais enfrentados na gestão de ambientes de inovação, sempre com ênfase na aplicação prática de conhecimentos.
No primeiro módulo, o conteúdo abordado incluiu temas como políticas públicas de CT&I, estrutura jurídica e administrativa dos parques, modelos de governança colaborativa (3H, 4H e 5H), e estratégias para impulsionar ecossistemas inovadores regionais. As atividades foram conduzidas por lideranças de instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Sebrae Nacional, a Embrapii e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Reconhecimento e valorização dos parques
Entre os palestrantes convidados desta primeira etapa estiveram nomes como Adriana Ferreira de Faria (tecnoPARQ/Anprotec), Armando Mendes (INPI), Artur Lira (PaqTcPB), Francilene Garcia (Horizontes da Inovação/SBPC), Francisco Saboya (UFPE), Gesil Amarante (Parque Tecnológico do Sul da Bahia/FORTEC), Krishna Aum Faria (Sebrae Nacional), Leandro Balby Marinho (UFCG/Embrapii), Michele Nogueira e Nadja Oliveira (PaqTcPB) e Vitor Donaduzzi (Biopark).
Próximas etapas
O segundo módulo do programa acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no tecnoPARQ, em Viçosa (MG), e o terceiro e último módulo está marcado para os dias 21 e 22 de agosto, no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS). Nestes encontros, os participantes aprofundarão temas como atração e retenção de empresas, comunicação estratégica, redes de colaboração, uso de tecnologias digitais e captação de recursos.
Para Cristiani Reimers, a participação da Univates representa uma oportunidade para fortalecer a atuação do Tecnovates como indutor da inovação regional: “Estar entre os selecionados para o programa é um reconhecimento à relevância do trabalho desenvolvido pelo Tecnovates e também um estímulo para continuarmos investindo em qualificação, conexão e impacto positivo na região.”
Sobre o Tecnovates
O Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico da Univates – atua como articulador de um ecossistema de inovação que envolve empresas, universidade e governo. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, o parque abriga empresas incubadas, residentes e associadas, além de promover programas de apoio a startups, inovação aberta e desenvolvimento de tecnologias.
Com mais de uma década de atuação, o Tecnovates é integrante ativo da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação – e participa de redes nacionais de fomento à inovação e empreendedorismo. A qualificação contínua de sua equipe está alinhada ao compromisso da Univates com a excelência na formação, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável do Vale do Taquari.